Projeto - Vivenciando a Prática | ExpoLondrina

17/04/2024

Compartilhar

Cocamar apresenta o Vivenciando a Prática, na ExpoLondrina

O projeto Vivenciando a Prática está entre as atividades que a Cocamar Cooperativa Agroindustrial vem realizando junto a estudantes em seu estande na ExpoLondrina 2024, evento que começou na sexta-feira (5) e segue até domingo (15) no Parque Internacional de Exposições Governador Ney Braga em Londrina.

A iniciativa tem como base o programa De Olho no Material Escolar, criado em 2020 por um grupo de mães de alunos, após a constatação de que apenas 3,7% do conteúdo do material escolar distribuído nos estabelecimentos de ensino do País, têm embasamento científico. O estudo foi feito por especialistas da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP) em apoio ao movimento que se tornou uma associação, se espalhou por todo o Brasil e conta com o engajamento de várias empresas, entre elas a Cocamar.

O interesse da cooperativa é contribuir para que seja levada informação fidedigna aos estudantes, lembrando que 60% das citações referentes ao agro nos materiais são consideradas fora da realidade, fruto de uma visão ultrapassada e distorcida.

Durante a ExpoLondrina, mais de 700 alunos de escolas públicas do município e região visitaram o estande da Cocamar, onde palestras foram ministradas pelo gerente de Cooperativismo, João Sadao, e o analista de Cooperativismo, Wellington Costa Martins. No local eles receberam fones de ouvido para se concentrar melhor na apresentação e tiveram, também, uma aula sobre a prática cooperativista que faz do Paraná, por exemplo, uma referência para o Brasil.

De acordo com Letícia Jacinto, presidente da Associação De Olho no Material Escolar e participou da ExpoLondrina, “o Vivenciando a Prática é um programa maravilhoso, que aproxima o setor educacional ao agronegócio, para que os alunos, bem como professores e diretores das escolas, o conheçam de perto, conversem com pessoal, vejam as máquinas e as tecnologias, tudo o que o agro evoluiu nesses últimos 50 anos”. Segundo ela, com isso os participantes têm uma visão real do setor”, agradecendo a Cocamar por ser parceira nessa realização e por apresentar o cooperativismo.

“Trabalhamos com os alunos temas que vão desde o cooperativismo até a presença da Cocamar nas regiões, que tem um papel fundamental principalmente para os pequenos produtores e também o quanto isso beneficia a região”, destacou o gerente de Cooperativismo da Cocamar, João Sadao, acrescentando que os estudantes receberam informações, ainda, sobre o quanto o agronegócio, como um todo, é importante para impulsionar a economia, além de oferecer muitas oportunidades profissionais.